Bee movie – A história de uma abelha - Dream Works

2007









Súmula do filme, escrita por
Gabriela de Amorim & Suzana Beatriz Krehnke em 2009

“Bee Movie – A história de uma abelha” é uma animação da DreamWorks (2007) com roteiro do comediante Jerry Seinfeld e dos diretores Steve Hickner e Simon J. Smith. A animação inicia falando sobre a impossibilidade lógica de, pelas leis da física, uma abelha levantar vôo, mas o fato é que elas não voam “seguindo as leis convencionais da aerodinâmica”. Trata-se de uma produção extremamente engraçada e política por questionar a sociedade, assim muita gente acabou se identificando com a abelhinha revoltada.


Barry Bee Benson é uma abelha que vive em uma sociedade perfeita, a colméia. Nessa colméia podemos ver presentes os papéis determinados do feminino e do masculino, a mãe de Barry fazendo o café da manhã e o pai, lendo o jornal. Recém-formados, Adam e Barry precisam decidir o emprego que desejam seguir. Mas, sobre a pressão de entrar no mercado de trabalho, descobrem que não terão opção de mudar de cargo após a escolha da carreira na Honex. Barry Percebe que todos trabalham, ninguém contesta nada, tudo funciona harmoniosamente e todos são felizes com as vidas que levam. Nesse momento, ele não se sente satisfeito em pensar na possibilidade de executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel.


Adam se encanta pela função do Krelman, que contempla o que sempre imaginamos, uma máquina que pega o restinho de mel que sempre fica no fundo de um pote. Mas Barry, ao contrário de seus amigos, não aceita a rotina destinada a todos os habitantes da colméia onde a ordem é: trabalhar, trabalhar, trabalhar. Ele não quer trabalhar até morrer e reconhece que as opções de escolha são inúmeras, mas nenhuma parece agradar, aumentando assim a sua indecisão. O personagem Barry decide que não quer trabalhar nos empregos que considera chato, vemos também no filme uma pressão para que ele exerça a mesma função que o pai, mas na indústria do mel a única função que lhe atrai é a dos “ases do pólen”, por serem os únicos que podem sair da colméia.


Na função dos “ases do pólen”, podemos observar que quem ocupa este cargo são os zangões maiores, e mais fortes. Barry, a abelha protagonista do filme não possui exatamente o perfil para ser um “ases do pólen”. No filme esse perfil já estava determinado na estrutura da colméia, de modo que os “valorizados” eram justamente os “ases do pólen”, conseqüentemente era por eles que as abelhas fêmeas eram apaixonadas.


Na trama, Barry resolve na primeira oportunidade sair junto às abelhas extratoras, já que este trabalho o fascinou por ser o de maior destaque da colméia. Mas, por visitar o mundo externo e ter uma aventura excitante a cada dia, Barry descobre que a função contemplava ao mesmo tempo um perigo de vida, diário. Mas Barry não se intimida, e aceita um desafio lançado por um dos “ases do pólen”, sai em um passeio escondido, e sente o “prazer da liberdade”. Em seu primeiro dia fora da colméia, depois de um incidente, com uma bola de tênis, Barry se perde do grupo e acaba entrando em um carro, no qual havia uma família e como é comum, a abelha gera “medo” ou mesmo “nojo”.


Após esse incidente começa a chover e Barry para se proteger da chuva vai parar em um apartamento. O apartamento era da simpática florista nova-iorquina Vanessa, que defende o não extermínio dos insetos e segundos antes da morte certa, salva a vida de Barry. É com Vanessa que Barry quebra uma importante regra das abelhas: não conversar com humanos, mas ele o faz em forma de gratidão. Vanessa demora a aceitar que abelhas e humanos consigam se entender na fala. Barry se apaixona pela amável dona de floricultura e volta para a colméia, onde passa a sonhar com o seu amor e posteriormente passa a fazer visitas à moça.

Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, Barry descobre alguns prazeres, mas fica horrorizado ao descobrir que seres humanos colhem e vendem o mel em supermercados. Descobrindo assim, que os seres humanos ganham dinheiro com o mel fabricado pelas abelhas e isso o irrita porque seus amigos têm muito trabalho para produzir o mel, dando suas vidas para esta produção.


Durante sua investigação, Barry conhece um solitário pernilongo, enquanto persegue o caminhão que transporta o mel. Na seqüência Barry se depara com abelhas vivendo em função da fabricação de mel em cativeiro, para humanos. Para dele, as abelhas são roubadas há muitos anos e é claro que ele não poderia deixar assim. Decide então, voltar à colméia e convencer as outras abelhas de que está acontecendo uma enorme injustiça. Para desespero de seus pais e seus amigos, Barry decide processar os humanos por explorarem as abelhas e roubarem seu mel.


A Disney não fica de fora, há uma cena na qual até mesmo o Ursinho Pooh é alvo de zombaria. Apesar das artimanhas dos advogados Barry ganha a causa. Mas isso cria um “clima” de intrigas entre humanos e abelhas e o resultado do processo, afeta não apenas a relação Abelha x Homem, mas de modo geral, a vida no planeta. Quando Barry acredita ter encontrado sua verdadeira vocação de devolver o mel produzido por abelhas em cativeiro às colméias, descobre que ao mexer nas relações da cadeia natural, acaba por trazer conseqüências séries, não só para o mundo humano, como também para a sua própria colméia.


Devido o processo, o mel não pode mais ser utilizado pelos humanos. Com o excesso de mel que as abelhas possuem, não precisam mais trabalhar e não precisam mais ir atrás de flores, e não ocorre mais a polinização. As plantas morrem e os animais começam a morrer também e o mundo começa a perecer. A loja de flores de sua amiga é fechada por falta de produtos. A lição Barry aprende é que exageros nunca fazem bem, pois ninguém sai ileso. Quando se aproxima do desfecho, alguns problemas catastróficos são rapidamente resolvidos sem melhores explicações. Quanto a lição de moral, destina-se a aceitação das diferenças, a convivência em harmonia e o respeito à natureza e aos animais. A animação é encerrada ao som da música "Here comes de Sun".

Confira:
Trailler - Dublado:



Resenhas críticas disponíveis online:
http://br.cinema.yahoo.com/filme/14269/beemovieahistoriadeumaabelha

http://www.delfos.jor.br/conteudos/index_interna.php?id=2523&id_secao=1&id_subsecao=2

http://fabricadequadrinhos.uol.com.br/index.php?conteudo=antimateria&id=10625


http://stelladauer.wordpress.com/2008/11/25/bee-movie/


http://www.multiversohq.com/content/view/629/103/

http://www.guiadasemana.com.br/Sao_Paulo/Gastronomia/Filme/Bee_Movie_A_Historia_de _uma_Abelha.aspx?id=1604

http://www.resenhando.com/set/s15908.htm

http://baconfrito.com/veja-o-novo-video-de-bee-movie.html


http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=201309&modulo=469

http://cinema.terra.com.br/ficha/0,,TIC-OI6357-MNfilmes,00.html

http://marcos.mazo.nom.br/site/node/179

http://cinefilapornatureza.blogspot.com/2007/12/bee-movie-histria-de-uma-abelha-bee.html

http://marcelosalgado.zip.net/

http://blog.agalaxia.com.br/bee-movie-a-historia-de-uma-abelha-por-kas/
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Bee movie – A história de uma abelha - Dream Works"

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Sempre que acessar o blog, deixe seu recado!
Ele é muito importante e também motiva nosso trabalho!
Obrigada pela visita!