Mentes Inquietas - Ana Beatriz Barbosa Silva

Chega a ser engraçado como o conhecimento científico por vezes nos deixa alienados, no sentido bom, de não aceitar certas rotulações ou atitudes tomadas como "normais". Nas últimas semanas tenho me sentido "culpada" por não saber como agir diante de algumas atitudes repetitivas de um aluno. Mas também tenho incansavelmente tentado demonstrar para o grupo (demais crianças, escola e pais) que não se trata de um "aluno problema", pois o mesmo possui uma inteligência de "dar inveja", sendo o seu "defeito" o fato de ser impulsivo na fala, ao ponto de por diversas tardes ter "atrapalhado" o planejamento que fiz para as aulas.

Para minha surpresa (e alívio) hoje ao abrir meu e-mail deparo-me com a obra "Mentes Inquietas" e só pelo título e sinopse me senti atraída pela semelhança de atitudes com as tidas em sala com meu aluno. E quem ganha o presente, desta vez fui eu! Confesso que ainda preciso ler muito sobre o assunto e mesmo que meu aluno não tenha o Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA), confesso que as informações me ajudaram a compreender melhor o seu mundo.

Como grana de professor, sempre é mais curta, antes de comprar uma obra a gente procura saber se realmente ela nos acrescentará algo e por isso, compartilho esse material, pois apresenta informações científicas com uma linguagem acessível e ainda nos indica os primeiros passos a serem dados e alguns aspectos de nossa "correção negativa" que devem ser policiados na tentativa de não frustar a criança e diria até de não nos frustrarmos como profissionais.

Sem rodeios, segue a obra:


Edição de 2010
Editora Fontanar


Sinopse:
Mentes inquietas é um livro esclarecedor, com abordagem séria e detalhada (além de bem-humorada) do que acontece dentro do dínamo que é o cérebro de homens, mulheres e crianças com DDA; Distraído, enrolado, esquecido, desorganizado, impulsivo, agitado, inquieto. Estes são alguns dos adjetivos mais comuns usados para descrever o comportamento de pessoas que - injustamente tidas como preguiçosas, irresponsáveis e rebeldes - na verdade possuem um funcionamento mental diferente. O fato de ter o Distúrbio do Déficit de Atenção também pode (com a correta canalização do imenso potencial que os DDAs têm) significar criatividade, energia, inovação e ousadia.

Confira:
Obra disponível para download (Editora Gente, 2003):

Site da Editora Objetiva:
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

1 Response to "Mentes Inquietas - Ana Beatriz Barbosa Silva"

  1. Blog da Professora Nivalda says:
    28 de novembro de 2012 às 19:19

    Ontem durante o estudo de formação continuada que realizei com os professores de 1º e 2º ano,uma professora indicou esse livro

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Sempre que acessar o blog, deixe seu recado!
Ele é muito importante e também motiva nosso trabalho!
Obrigada pela visita!